
(Zumbi, Anastácia, Luísa Mahin,João Cândido, Martin Luther King Jr. Malcom X, Steve Biko, Lélia Gonzales,Nelson Mandela,Barack Obama)
Saudações “aventureiras” do Tempo Perdido, hoje dia nacional da consciência negra, momento de reflexão sobre a questão racial no Brasil, nada mais pertinente do que observar que mesmo com toda intolerância racial que existe não só aqui e contra os negros, mas também em vários lugares do mundo e com diversas etnias muitas coisas avançaram.
Destacando dois ícones do movimento negro Zumbi herói brasileiro ancestral e Obama presidente eleito da maior potência mundial é impossível não saudar a memória e a luta de vários nomes da luta pela igualdade racial, Anastácia, Luisa Mahin, João Candido, Martin Luther King, Malcom X, Lélia Gonzáles, Nelson Mandela, Steve Biko e outros inúmeros nomes conhecidos ou não que deram e ainda dão seu sangue pelo fim de toda discriminação racial.
Os tempos são ainda de luta, mas a esperança renova-se quando se vê o feriado do dia 20 de Novembro sendo encampado por mais e mais cidades no Brasil (inclusive a minha – Ribeirão Preto) e em tempos da eleição de Barack Obama a problemática racial cada vez mais está à tona. Espero que se a “Obamania” passar o debate sobre o racismo e suas implicações não sejam deixados de lado, principalmente no Brasil onde a questão do preconceito é algo intra - cultural, reconhecido por poucos, mas ignorado por muitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário