sexta-feira, 7 de novembro de 2008

"Obama nas alturas"



Saudações “aventureiras” do Tempo Perdido, alguns dos leitores do blog não devem saber, que sou professor de história, algo que não comento muito por aqui, pois esse blog na realidade é uma espécie de “alterego cartático” o qual uso com certo humor para observar o mundo às pessoas enfim tudo o que me interessa e que eu acho que interessa as pessoas que navegam na net.
O motivo do comentário a cima reside no fato que nesse post me lado historiador e afro descendente está em no mínimo extasiado, não é todo momento que se pode presenciar um acontecimento histórico em sua construção e o provável inicio de um processo de histórico que pode dar uma nova linha para o século XXI e quem sabe o milênio. Eu já me achava um privilegiado por ter presenciado a queda do muro de Berlim, os atentados de 11 de setembro, o pentacampeonato da seleção brasileira(RS!) só isso seria o suficiente para reflexões e livros e muita discussões pelos próximos anos, mas quando se pensa que mais nada poderia surpreender, surge o furacão Obama, há anos atrás quando ouvi falar do então desconhecido senador de Helenos e sua ascensão dentro dos quadros democratas e a possibilidade de sua candidatura a presidência do Estado Unidos confesso que fiquei descrente, a possibilidade de um presidente negro estadunidense para mim era algo que aconteceria num futuro ainda distante, ainda mais com a onda neoconservadora capitaneado pelo George W. Bush apoiado pelo temor irracional do pós 11 de Setembro.
A eleição de Barack Obama que em minha opinião indevidamente atribuída somente a crise econômica mundial somada incompetência e o reacionarismo do governo Bush é um dos fatos que merecem realmente o selo de histórico. Fica difícil não entusiasmar-se com isso, o mundo está exultante, pela primeira vez vimos um processo político global...tão a cara do século XXI, a campanha moderna utilizando a internet,falando com a juventude não só estadunidense com a mundial ,exemplo disso o monstruoso comício em plena Alemanha.
O dia 5 de Novembro de 2008 abre um capitulo inédito e muito desafiador não só para os Estados Unidos como para própria humanidade, uma perspectiva de mudanças que podem ser o marco de um nova virada na humanidade. É verdade que tudo é nebuloso, uma clara aposta numa das coisas que a humanidade tem de melhor o otimismo, não vai ser fácil e nem tão rápido mas creio que realmente um grande mudança está em curso.
Há única coisa que me aflige é que em pleno século XXI em um país como o Brasil que é laureado como uma “democracia racial”, a mudança ainda não chegou e realisticamente demorara talvez minha geração não veja um presidente do Brasil negro, mas sinceramente espero estar errado e ser surpreendido, como fui com o Obama, por isso é que digo “Obama nas alturas”

Um comentário:

Alexandre de Freitas - graduado e pós-graduado em ciências humanas. disse...

Ilustre amigo Rogerião!
Quero compartilhar contigo a alegria pela vitória de Obama. Você escreveu com muita propriedade, aquelas sacadas que eu aprendi a compreender nas nossas discussões. Interessante, pensei como você falou escreveu no blog a respeirto do Brasil, se me falassem há 5 anos qual país teria mais possibilidade de eleger um negro para presedência eu apostaria no Brasil em detrimento dos EUA. Agora, é torcermos. E, particularmente, acho que Obama já vez história e fará muito mais.
Um abraço caro amigo.